area1.jpg

O que somos?

 

A primeira edição da Corrida Rústica Caraíva aconteceu em 2005 com 17 participantes que realizaram o percurso de 12km. A prova teve sua largada na Praia do Bugigão (divisa com o distrito de Corumbau) e chegada na Praça da Igreja, no distrito de Caraíva.

 

A partir do segundo ano foi incluído o percurso de 5km e também houve alteração do trajeto para que fosse valorizado o entorno da vila de Caraíva. Com isso, a largada e chegada passaram a ser na beira da praia.

 

Na última edição realizada em 2019 tivemos 230 participantes, maior adesão até então, distribuídos entre os percursos de 5km e 12km, nas categorias feminino e masculino.

 

Em 2021 chegaremos na nossa 5ª edição da Corrida Rústica Caraíva após a realização de quatro eventos de muito sucesso em nossa região.

Quem atendemos?

 

A Corrida Rústica Caraíva tem como objetivo principal reunir praticantes de corrida e que também sejam conscientes do seu papel na preservação do meio ambiente.


Nosso público é formado por atletas amadores vindos dos distritos vizinhos (Trancoso, Vale Verde, Itaporanga, Arraial d’Ajuda) e da sede do município de Porto Seguro.

 

Porém, desde a primeira edição contamos com atletas de outras localidades da Bahia, e de estados como São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

 

Devido a nossa região ter um apelo turístico muito grande, a maioria dos participantes aproveitam da ocasião de sua viagem para incluir a Corrida Rústica Caraíva em seu roteiro de lazer.

area3.jpg
area2.jpg

Como fazemos?

 

A proposta da Corrida Rústica Caraíva é a de promover a integração dos participantes com a natureza, proporcionando a eles uma experiência única de praticar o seu esporte em uma região história e que oferece condições diferenciadas.


Na Corrida Rústica Caraíva o participante tem a oportunidade de realizar um percurso onde o piso de areia é presente em quase todo o trajeto, seja ao passar por dentro da vila, seja ao retornar pela beira da praia. 

 

Além disso, percorre parte do trecho dentro do território indígena Pataxó, em estrada de terra, desfrutando de toda a ancestralidade dos povos originários com vista para o Monte Pascoal.

 

O sentimento que fica para quem participa da Corrida Rústica Caraíva é o de voltar às raízes, de reencontro com a terra-mãe do Brasil.

Onde estamos?

 

A Vila de Caraíva está localizada no extremo sul da Bahia e distante 70km do município de Porto Seguro, a quem pertence.


Seu território está situado dentro de uma área de preservação ambiental ligada ao ICMBio e à Resex Corumbau, e faz limite com o território indígena Pataxó que integra o Parque Nacional de Monte Pascoal.
 

Caraíva é considerada uma das vilas mais charmosas do Brasil, que preserva uma arquitetura ribeirinha, onde não circulam veículos motorizados e a energia elétrica é restrita aos prédios, o que proporciona desfrute completo de um céu estrelado.


Sua população alcança cerca de 1200 moradores, formada pelas famílias nativas que para cá migraram a partir do início do século 20 e por pessoas que conheceram o lugar através do turismo nos anos 70 e que adotaram esta região para moradia.

area5.jpg
area4.jpg

Quando acontecemos?

 

Quando da última Corrida Rústica Caraíva no ano de 2019 estabelecemos que as edições seguintes passariam a ser no último domingo do mês de agosto como forma a proporcionar que os participantes já nos incluíssem como data fixa em suas agendas de eventos esportivos.


Até então, as provas aconteceram em datas aleatórias nos meses de junho, setembro e dezembro.
 

Um outro motivo para optarmos pelo mês de agosto, é que este mês é considerado período de baixa temporada de turismo em nossa região. O que conduz a Corrida Rústica Caraíva a ser um importante evento para movimentar a economia local.


Com a pandemia de Covid-19 ficamos impossibilitados de realizar a competição no ano de 2020. Contudo, para o ano de 2021 já temos nossa data confirmada para o dia 29 de agosto.